A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados organizará, na próxima terça-feira (2), uma audiência pública para discutir os efeitos da expansão da indústria de combustíveis fósseis — que inclui a extração e utilização de petróleo, carvão mineral e gás natural — na cadeia produtiva e no setor pesqueiro do país.
Esta audiência foi solicitada pelo deputado Raimundo Costa (Pode-BA) e acontecerá às 14h30, em local a ser definido.
De acordo com o parlamentar, a atividade pesqueira, que tem grande importância econômica para o país, está sendo prejudicada pelos projetos de extração de petróleo e gás ao longo da costa brasileira, causando quedas na renda dos pescadores e ameaçando a segurança alimentar.
Pesquisas do Monitor Oceano da Arayara revelam que 22% da atividade pesqueira anual já enfrenta impactos diretos, afetando espécies com alto valor comercial, tais como espadarte, corvina, atum, lagosta e dourado.
Raimundo Costa destaca a necessidade urgente de promover um diálogo sobre o tema, buscando conciliar essas atividades industriais com a preservação dos recursos pesqueiros.