Maurício Carvalho, responsável por solicitar a realização do debate, destacou a importância das universidades estaduais e municipais na oferta de ensino superior público e gratuito, especialmente em regiões que contam com poucas universidades federais.
Essas instituições não apenas ampliam o acesso à educação, mas também colaboram para a formação de profissionais, a descentralização do conhecimento e o desenvolvimento regional. Carvalho enfatizou que garantir o fortalecimento dessas universidades depende de políticas eficazes de assistência estudantil e de financiamento adequado.
Ele alertou para a descontinuação do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais (PNAEST), ressaltando a necessidade de discutir alternativas que assegurem a permanência dos alunos nos cursos.
O objetivo do debate é promover um diálogo construtivo entre representantes das universidades, do governo federal e da sociedade civil, para buscar soluções colaborativas que valorizem a educação pública em todos os níveis e esferas do país.

