A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (28) para discutir o acesso a medicamentos inovadores de longa duração no combate ao HIV. Este evento foi solicitado pelas deputadas Ana Pimentel (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF) e Daiana Santos (PCdoB-RS) e ocorrerá às 14 horas, no plenário 9.
O objetivo central é avaliar formas de ampliar o acesso a tratamentos modernos, como o lenacapavir e o cabotegravir, medicamentos que apresentam eficácia superior a 95% na prevenção da infecção pelo HIV.
Em sua solicitação, as deputadas ressaltam que o Brasil foi um dos primeiros países a oferecer tratamento gratuito para pessoas com HIV, com 82% dos diagnosticados atualmente em tratamento. Contudo, manifestam preocupação em relação às desigualdades no acesso e ao alto custo desses novos medicamentos, aspectos que podem afetar os compromissos internacionais no combate à doença.
Segundo o documento, é fundamental e urgente garantir o acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e aos medicamentos de longa duração, especialmente entre grupos mais vulneráveis e historicamente marginalizados.
