25.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




Debate sobre medidas para frear o crime organizado na economia

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
22.8 °
63 %
1.5kmh
40 %
qui
32 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °
seg
20 °

Em Brasília

Deputado alerta que o crime organizado está crescendo e afetando a economia

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (2) uma audiência para discutir um projeto de lei com iniciativas para conter a influência do crime organizado na economia (PL 2646/25). O encontro será às 10 horas, no plenário 6.

O pedido do debate partiu do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Segundo ele, o avanço do crime organizado ultrapassa o campo da segurança pública, representando um risco direto para a economia, a estabilidade do país e a concorrência justa.

O deputado destaca que as organizações criminosas movimentam valores próximos ao Produto Interno Bruto (PIB) de vários estados. Só em 2022, os danos causados por essas atividades ilegais atingiram R$ 453,5 bilhões, um montante maior que o PIB do estado de Santa Catarina. Desses, R$ 136 bilhões deixaram de ser arrecadados em impostos, dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação e infraestrutura.

“Essas perdas estão concentradas em negócios ilícitos bem organizados, como a venda ilegal de combustíveis, a extração de ouro sem autorização, a fabricação clandestina de bebidas e o comércio ilegal de cigarros e tabaco”, explica. “Grupos criminosos que atuam em todo o país impactam diretamente a vida de 23 milhões de brasileiros que vivem em áreas dominadas por essas facções e milícias.”




Veja Também