A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados cancelou a audiência pública agendada para esta quinta-feira (18), que tinha como objetivo discutir os problemas causados pela falta de energia elétrica em diversas cidades do Brasil.
A nova data para a realização do debate ainda não foi definida.
O pedido para a audiência foi feito pelo deputado Yury do Paredão (MDB-CE), que destacou os impactos negativos da interrupção do fornecimento de energia nas residências, além de afetar serviços essenciais como hospitais, sistemas de abastecimento de água, escolas, comércio e indústria.
Yury do Paredão explicou que parte da infraestrutura elétrica nacional foi elaborada sem levar em conta a frequência crescente de eventos climáticos extremos.
“Diante dessa situação, um dos principais focos do setor elétrico tem sido aumentar a resistência das redes”, ressaltou o deputado.
Ele também mencionou que tornar as redes mais fortes requer a atualização de padrões técnicos, operacionais e regulamentares, bem como a inclusão de medidas de adaptação climática no planejamento e na operação dos sistemas elétricos.

