A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública na terça-feira (2) para discutir o uso da energia gerada a partir de resíduos sólidos. O pedido foi feito pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e a reunião ocorrerá às 10 horas, no plenário 14.
Lafayette de Andrada explica que, ao redor do mundo, há três mil usinas que geram energia a partir do lixo urbano, enquanto no Brasil ainda existem apenas projetos em desenvolvimento.
Grande parte do lixo urbano produzido no Brasil é jogada em aterros ou lixões, situações que representam riscos de contaminação de rios e mananciais, diminuição da água potável e prejuízos à saúde da população.
O deputado destaca que aplicar soluções tecnológicas que respeitem os princípios da sustentabilidade ambiental é uma forma prática e eficiente de enfrentar esse desafio.
Ele enfatiza os benefícios que a iniciativa traz:
- do ponto de vista energético, amplia o uso de fontes renováveis e limpas;
- do ponto de vista ambiental, diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa e evita a poluição da água;
- do ponto de vista social e econômico, fomenta o desenvolvimento de tecnologia nacional e promove a geração de emprego em todas as fases do processo de recuperação energética dos resíduos.
