23.5 C
Brasília
domingo, 18/01/2026

Debate na comissão sobre lei dos direitos humanos e empresas

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
24.5 °
23.5 °
69 %
2.6kmh
75 %
dom
28 °
seg
23 °
ter
21 °
qua
19 °
qui
22 °

Em Brasília

Salomão destaca existirem falhas na regulação da atuação das empresas e na reparação das vítimas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (10) uma audiência pública para analisar o Projeto de Lei 572/22, que estabelece um marco legal sobre direitos humanos e empresas no Brasil.

O debate foi solicitado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), um dos proponentes do projeto, e ocorrerá às 16 horas, em plenário a ser definido.

O propósito é intensificar a discussão sobre a necessidade de melhorar os mecanismos para prevenir e responsabilizar violações de direitos humanos praticadas por empresas.

Segundo Salomão, apesar de o país contar com legislações ambientais, trabalhistas e que garantem direitos fundamentais, existem lacunas importantes na regulação da atuação empresarial no Brasil e na forma de reparar as vítimas.

“Grande parte da falta de responsabilização ocorre devido à ausência de uma legislação unificada, capaz de preencher essas lacunas e facilitar a aplicação das leis pelo Judiciário”, explica.

O deputado ressalta que o PL 572/22 é uma ferramenta essencial para alcançar esse objetivo, e que a audiência pública contribuirá para fortalecer os esforços em prol do conhecimento e aprovação desta proposta legislativa.

Veja Também