As comissões de Legislação Participativa e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizarão uma audiência pública nesta terça-feira (26) para discutir o chamado ‘humane washing’ e a necessidade de maior clareza nos compromissos de sustentabilidade e bem-estar dos animais.
Deputado Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ), que solicitou o debate, destacou que o ‘humane washing’ é uma estratégia de marketing onde empresas fazem parecer que seus produtos animais seguem padrões elevados de bem-estar, o que muitas vezes não é verdade.
A audiência, que começará às 10 horas no plenário 3, será interativa, permitindo que o público envie perguntas aos convidados.
Marcelo Queiroz explicou que, assim como existe um movimento internacional crescente para regulamentar o ‘greenwashing’ — propaganda enganosa sobre sustentabilidade ambiental —, o ‘humane washing’ atua de forma semelhante, mas focado no bem-estar animal.
Expressões como ‘empresa sustentável’, ‘protetora das águas’, ‘ovos de produção livre’, e ‘animais em boas condições’ são frequentes em embalagens, redes sociais e anúncios, influenciando o consumidor.
Apesar disso, o parlamentar enfatizou que a falta de fiscalização efetiva dificulta a confirmação da veracidade dessas alegações, o que pode induzir o consumidor ao erro.
