O X-59 é um avião supersônico desenvolvido pela NASA que promete encurtar a viagem entre Nova York, nos Estados Unidos, e Londres, no Reino Unido, para apenas três horas de duração. Este modelo é conhecido por ser praticamente silencioso, fazendo parte do projeto chamado Missão Quest, que tem como objetivo reduzir o ruído causado pelo estrondo sônico a um nível muito mais moderado.
Com 30,4 metros de comprimento e uma envergadura de 9 metros, o X-59 pretende diminuir pela metade o tempo necessário para o trajeto, que atualmente leva em média sete a oito horas. Prevê-se que a aeronave possa voar a velocidades superiores à do som, alcançando altitudes elevadas.
Em 10 de julho, pilotos da NASA iniciaram os testes no solo do protótipo do X-59, avaliando sua movimentação utilizando energia própria para se deslocar de um ponto a outro dentro do aeroporto. Engenheiros e as equipes de voo acompanharam de perto esses testes para validar sistemas essenciais, como direção e freio.
Nas próximas etapas, a velocidade será aumentada gradualmente, o que exigirá que o avião decole de uma posição ligeiramente anterior ao ponto tradicional. Os dados sonoros captados durante os voos serão utilizados para auxiliar reguladores nacionais e internacionais a estabelecerem novos padrões para os níveis aceitáveis de ruído.
Primeiro voo e detalhes técnicos
O voo inaugural será uma volta em baixa altitude, atingindo cerca de 385 km/h. A sequência dos testes focará em avaliar a segurança e a capacidade operacional da aeronave.
Shedrick Bessent, engenheiro responsável pela instrumentação do projeto na NASA, destacou que foram monitorados 60 fluxos distintos de dados com mais de 20 mil parâmetros a bordo. Ele ressaltou ainda o extenso trabalho realizado, que totalizou mais de 200 dias de ajustes antes da primeira decolagem.
Durante toda a vida operacional da aeronave, a NASA acompanhará dados de sensores, sistemas aviônicos, além do áudio e vídeo transmitidos, por meio do Sistema de Instrumentação de Teste de Voo (FTIS). O sistema já coletou mais de 8 mil arquivos em 237 dias de testes em solo e avaliações.
As baterias instaladas a bordo servem para dar suporte aos sistemas hidráulicos e elétricos. As baterias térmicas são responsáveis por ativar a bomba elétrica que alimenta o sistema hidráulico. O motor possui um mecanismo de reinicialização de emergência que utiliza hidrazina para garantir a operação segura da aeronave.