Ana Cora Lima
Rio de Janeiro, RJ (Folhapress) – José Luiz Datena, apresentador de 68 anos, afirmou que o SBT bloqueou uma entrevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no começo deste ano, quando ainda trabalhava na emissora da família Abravanel. Segundo Datena, a direção da emissora vetou a conversa por causa da filiação política do ministro ao Partido dos Trabalhadores.
Após sair do SBT e começar a trabalhar na RedeTV!, no final de maio, Datena conseguiu realizar a entrevista e agradeceu ao ministro: “Muito obrigado ao Haddad pela entrevista, foi bastante produtiva e teve boa repercussão”.
Em seguida, criticou seu antigo canal e apontou diferenças no tratamento a outros políticos: “Eu tentei entrevistar o Haddad e não me deixaram. ‘Ah, não, porque o Haddad é do PT’. Mas eles entrevistam o Lula, isso não faz sentido.” O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi entrevistado pelo apresentador César Filho no programa SBT Brasil, exibido nesta sexta-feira (5).
Datena contou que recebeu a notícia do cancelamento enquanto se preparava para gravar: “Eles tiraram-me de dentro do avião. Nunca havia contado isso, mas estou dizendo agora. Depois entrevistam o Lula. É difícil entender como funciona.” Ele enfatizou que não gosta de revelar esses detalhes, mas também não pretende guardar segredo.
Na época, em fevereiro, o SBT havia informado que o motivo do cancelamento era conflito na agenda do ministro.
A reportagem tentou contato com a assessoria do SBT, mas não obteve resposta.