18.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Daniela Firme apresenta pop rock no Brasília Independente

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
17 °
100 %
1.5kmh
40 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
22 °
ter
21 °

Em Brasília

Cantora inaugura 7ª edição do quadro com a música ‘Tudo certo, tudo errado’.

Compositora cita influências de nomes como Herbert Vianna, Cazuza e Alanis.

A cantora e compositora Daniela Firme é a primeira atração da 7ª edição do Brasília Independente, quadro que abre espaço para músicos independentes de Brasília mostrarem trabalhos de composições próprias. No programa, ela participa com a música “Tudo certo, tudo errado”.

Vocalista da banda On The Rocks, Daniela atua profissionalmente há 16 anos. As primeiras composições surgiram quando ela tinha apenas 13 anos. Com influência de diversas vertentes do pop-rock, ela diz querer sempre comunicar ideias por meio da música.

“Tenho um compromisso com essa coisa da mensagem. Música é uma forma de se comunicar, e o pop tem essa coisa de comunicar, que é importante, Gosto, quando a música é sobre tristeza, de fazer um arranjo mais melancólico. Se passa mais alegria, quero algo mais para cima”, diz a cantora.

Daniela considera Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso) e Cazuza como suas maiores influências, mas cita também nomes como Barão Vermelho, Kid Abelha, Alanis Morissette, Red Hot Chili Peppers e Dave Matthews Band.

Na hora de compor, ela diz que muitas vezes cria melodia, harmonia e ritmo na cabeça, sem um instrumento, e que costuma mexer pouco na canção depois de concluída.

“Quando eu vou compor, vai saindo naturalmente. Faço tudo de uma vez, melodia e letra junto. Às vezes pego o violão depois, identifico o som, tiro a própria música. Tenho dificuldade de fazer alteração na música porque fico com pena, tem um contexto naquilo.”

O primeiro CD está prestes a ser lançado, justamente quando ela participa do Brasília Independente. Depois de se inscrever para o quadro, ela passou a incluir “Tudo certo, tudo errado” nos shows da On The Rocks. “Ativou e acendeu a vontade de mostrar no show.”

Escolhidos
Daniela Firme está entre os dez finalistas da sétima edição do Brasília Independente, escolhidos por um júri especializado. Cada banda vai apresentar o clipe da música selecionada – será uma canção por sábado, a partir de 18 de junho.

O grupo de especialistas é formado pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Cláudio Cohen, o vocalista e guitarrista do Plebe Rude Philippe Seabra, a cantora Dhi Ribeiro, a dupla Pedro Paulo & Matheus, o violonista Roberto Corrêa e o rapper Markim do Tropa. São eles que vão avaliar os clipes ao final da exibição no DFTV, em agosto.

O Brasília Independente é um quadro do DFTV e do G1 que acontece desde 2011. Ao longo de seis edições, 64 bandas do DF e Entorno já exibiram seus trabalhos no quadro. Nas cinco edições anteriores, grupos de rock, samba, MPB, rap, pagode, gospel e sertanejo foram as atrações.

Até 2014, as bandas selecionadas para a etapa final passavam por uma enquete popular na página do G1. A vencedora no primeiro ano foi a banda Levitas Reggae, do Guará. Como era o lançamento do projeto, o prêmio foi um videoclipe.

Na segunda edição, a campeã foi a banda Dezesseis Quinze, de rap gospel. Além da reportagem como prêmio, eles foram convidados para  se apresentar na edição de Brasília do “Festival Promessas” de música gospel.

A terceira etapa do projeto teve como vencedora a banda de samba Kipekado. Em 2013, o grupo vencedor foi o trio de rock’n’roll Saurios, de Taguatinga. Na última edição, em 2014, quem levou o prêmio foi a banda Sapiens.

No ano passado, a TV Globo criou uma segunda premiação. Os artistas finalistas tiveram a música e a performance avaliadas pelo júri especializado formado por músicos importantes da capital federal.

O Grupo Sem Distinção venceu a enquete, com 44,2% dos mais de 130 mil votos. Ao todo, a banda de pagode foi favorita 58.459 vezes na página do Brasília Independente. A escolhida pelos jurados foi a banda de hard rock romântico Inside.

Finalistas da 7ª edição do Brasília Independente (por ordem alfabética)

1 – Daniela Firme
2 – Ermex
3 – K-Libre
4 – Marcelo Café
5 – Mente Sã
6 – Pellicano
7 – Prollogy
8 – Samba do Compositor
9 – Vontana
10 – Zé Marco & Miguel

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -