28.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/03/2026




Cursos obrigatórios para motoristas condenados por crimes de trânsito

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
48 %
4.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
24 °
seg
26 °

Em Brasília

O deputado Hugo Leal destacou que a participação em cursos e palestras pode fazer com que motoristas condenados por crimes de trânsito reflitam sobre seu comportamento e se tornem mais conscientes quanto ao cumprimento das regras de trânsito e ao valor da vida.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4037/24, apresentado pelo deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), com emendas do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). O projeto exige que pessoas condenadas por crimes de trânsito participem obrigatoriamente de atividades educativas, como palestras ou cursos de educação para o trânsito.

As modificações propostas alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal. Entre as mudanças, o Ministério Público poderá sugerir a participação nessas atividades como condição para acordos de não persecução penal.

Além disso, o relator adicionou uma mudança que permite ao juiz determinar a frequência em curso de reciclagem como condição para substituir penas privativas de liberdade por medidas alternativas, como uso de tornozeleira eletrônica, prisão domiciliar ou pagamento de fiança.

O projeto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para análise conclusiva. Para que a proposta se torne lei, é necessária a aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.




Veja Também