22.5 C
Brasília
quinta-feira, 22/01/2026

Cursos grátis para identificar câncer de mama e colo do útero cedo

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
78 %
2.6kmh
75 %
qui
21 °
sex
24 °
sáb
22 °
dom
23 °
seg
25 °

Em Brasília

O Ministério da Saúde está oferecendo vários cursos gratuitos voltados para profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Esta ação faz parte do projeto Detecta-APS, que tem o objetivo de qualificar os trabalhadores da saúde para melhorar a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero na atenção básica.

Os cursos são organizados pela Coordenação-Geral de Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS) e pretendem aprimorar a forma como o trabalho é feito, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. Entre os temas abordados, estão estratégias de gestão, redes de atenção e promoção da saúde, proporcionando um cuidado mais completo e eficiente.

Um dos cursos destacados é o ‘Detecção Precoce do Câncer: Estratégias de Gestão na APS’, destinado principalmente a gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadores de saúde da mulher e de doenças crônicas. Este curso oferece 500 vagas, com inscrições abertas até 17 de fevereiro, às 16h, por meio de edital disponível no site da instituição parceira.

Além disso, há outros cursos com inscrições abertas por tempo indefinido, tais como:

  • Gestão de Base Populacional na Atenção Primária à Saúde, que ensina a organizar o cuidado integral com foco na detecção precoce;
  • Redes de Atenção à Saúde e Rastreamento Organizado na Atenção Primária, que explica como funciona a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS e sua importância para esses tipos de câncer;
  • Promoção da Saúde e Prevenção dos Fatores de Risco para Cânceres, que apresenta princípios para promover a saúde e prevenir fatores de risco.

Quem tiver interesse pode se inscrever diretamente nos links disponíveis no site do Ministério da Saúde, aumentando o acesso a essas qualificações que são essenciais para a saúde pública no Brasil.

*Com informações do Ministério da Saúde

Veja Também