A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) iniciou na segunda-feira (3/11) um treinamento especializado em combate à lavagem de dinheiro, direcionado a policiais das regiões norte do Distrito Federal — Planaltina, Sobradinho e Paranoá — e agentes da Polícia Civil de Goiás (PCGO), das cidades de Formosa e Planaltina de Goiás.
O curso, que acontece até 13 de novembro, está sendo realizado presencialmente na 16ª Delegacia de Polícia, localizada em Planaltina.
O objetivo da capacitação é aprimorar os métodos de investigação financeira e fortalecer a ação contra a lavagem de dinheiro, além de promover a cooperação entre as forças policiais do Distrito Federal e de Goiás.
Com 30 participantes, o curso é conduzido por instrutores experientes da PCDF, incluindo especialistas do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECOR), da Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) e do Instituto de Criminalística (IC).
Os temas abordados envolvem técnicas para ocultação de bens, rastreamento de fluxos financeiros ilegítimos e análise de movimentações suspeitas, sempre com base em casos reais.
Segundo a Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), responsável pela organização, o objetivo é aproximar as instituições, promover o intercâmbio de informações estratégicas e desenvolver uma rede regional de inteligência policial para enfrentar o crime organizado e as infrações financeiras na região do Distrito Federal e Entorno Norte goiano.
“A colaboração entre as instituições é fundamental para desmantelar organizações criminosas e ampliar a eficácia das investigações financeiras”, frisou a direção da ESPC.

