18.1 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Curso gratuito com 2 mil vagas para qualificação na construção civil

Brasília
nuvens dispersas
18.1 ° C
18.9 °
18.1 °
76 %
4.4kmh
41 %
sáb
27 °
dom
32 °
seg
31 °
ter
31 °
qua
24 °

Em Brasília

Estão abertas as inscrições para o programa RenovaDF, que oferece 2 mil vagas gratuitas para um curso de capacitação profissional como auxiliar de manutenção na área da construção civil. Esta iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e faz parte do 4º ciclo de 2025, com o propósito de ajudar pessoas desempregadas a encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas entre sexta-feira (24) e 9 de novembro, exclusivamente pela internet.

O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), tem uma carga total de 240 horas divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais de aulas teóricas e práticas.

Serão oferecidas 950 vagas no turno da manhã, 950 no da tarde e 100 no turno da noite. Os participantes aprenderão habilidades práticas em diversas áreas, incluindo carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. Além de capacitar novos profissionais, o RenovaDF também ajuda a revitalizar espaços públicos em várias regiões administrativas, combinando aprendizado técnico com impacto social.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, que sejam brasileiras natas, naturalizadas ou estrangeiras com situação regular no Brasil, que estejam desempregadas e residam no Distrito Federal. É necessário comprovar a situação de desemprego e o endereço. Gestantes, pessoas com mobilidade limitada e aquelas que já participaram do programa em edições anteriores não podem participar. O descumprimento desses requisitos pode levar à exclusão do curso.

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira fase, os candidatos serão avaliados segundo critérios de vulnerabilidade social e econômica, baseados nas informações fornecidas no formulário de pré-inscrição. A prioridade será para quem tem menor renda familiar per capita e maior número de filhos menores de 14 anos. Se houver empate, será realizado um sorteio eletrônico, conforme o edital. O resultado final será divulgado no site oficial da Sedet.

Para Thales Mendes, secretário da Sedet, o programa é uma importante política pública de inclusão produtiva no Distrito Federal. Ele destaca que o RenovaDF une capacitação profissional e desenvolvimento urbano ao preparar cidadãos para o trabalho e ao mesmo tempo transformar espaços públicos e gerar um impacto social positivo nas comunidades.

Com foco na qualificação e na oferta de oportunidades, o RenovaDF se firma como um dos principais programas do Governo do Distrito Federal na área de capacitação, oferecendo formação gratuita e de qualidade e promovendo o desenvolvimento social e urbano, transformando a vida de quem busca uma nova chance profissional.

Veja Também