19.5 C
Brasília
segunda-feira, 20/10/2025

Cuide bem dos seus ossos: dia de atenção à osteoporose

Brasília
chuva fraca
19.5 ° C
19.5 °
17.8 °
88 %
7.2kmh
75 %
ter
19 °
qua
24 °
qui
26 °
sex
28 °
sáb
20 °

Em Brasília

O dia 20 de outubro é dedicado a lembrar a todos sobre a osteoporose, uma condição que atinge muitos brasileiros e pessoas no mundo todo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), esta doença afeta milhões de pessoas.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) explica que a osteoporose acontece quando os ossos perdem massa e ficam mais frágeis, aumentando o risco de fraturas, principalmente no quadril, pulso e coluna. É a principal causa de fraturas em pessoas com mais de 50 anos.

Rodrigo Aires, reumatologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, destaca que a osteoporose não dói, por isso muitas pessoas só descobrem quando sofrem uma fratura. A doença pode causar achatamento das vértebras, queda de altura e curvatura do tronco. Por isso, prevenir e diagnosticar cedo é muito importante.

Fatores de risco

Idade avançada, antecedentes familiares, menopausa precoce, fumar, falta de atividades físicas, consumo excessivo de álcool e cafeína, além da baixa ingestão de cálcio e vitamina D, são alguns dos riscos para desenvolver osteoporose.

O exame de densitometria óssea é fácil e indolor. Ele mede a densidade dos ossos e detecta a osteoporose antes que ocorram fraturas. No Distrito Federal, são feitos cerca de seis mil exames por ano. Quem tem fatores de risco deve fazer o exame a partir dos 50 anos ou antes, orienta Rodrigo Aires.

Prevenção

Para prevenir, é importante ter uma dieta rica em cálcio (encontrado no leite, derivados e vegetais verde-escuros), tomar sol por 15 a 20 minutos todos os dias para ajudar a produzir vitamina D, e praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, corrida leve ou musculação, que fortalecem os ossos.

Tratamento

O tratamento da osteoporose combina mudanças no estilo de vida e, quando necessário, uso de remédios que ajudam a fortalecer os ossos. Sem tratamento, a osteoporose pode causar fraturas dolorosas, perda de independência e outros problemas de saúde graves, alerta o especialista Rodrigo Aires.

Atendimento no Distrito Federal

No Distrito Federal, o atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde o paciente é avaliado e, se precisar, encaminhado para acompanhamento especializado. Em 2024, a Secretaria de Saúde realizou 27 mil atendimentos na área de reumatologia.

Os medicamentos para osteoporose podem ser obtidos em locais específicos, como farmácias de alto custo, centros especializados para mulheres ou ambulatórios hospitalares para homens, de acordo com o caso.

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Veja Também