18.1 C
Brasília
domingo, 28/09/2025




Cuidados Simples para Cães e Gatos na Época de Chuva

Brasília
céu limpo
18.1 ° C
18.9 °
18.1 °
72 %
4.1kmh
0 %
dom
31 °
seg
31 °
ter
32 °
qua
32 °
qui
24 °

Em Brasília

Lucas Edel, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), alerta que a umidade entre as patas dos pets pode causar problemas de pele e aumentar o risco de doenças como a leptospirose durante os passeios.

Durante o período chuvoso, assim como nós, os animais de estimação também sentem os efeitos das mudanças no clima. A água que fica entre os dedos das patas dos cães e gatos cria um ambiente ideal para o crescimento de bactérias e fungos, podendo causar doenças.

Lucas Edel explica que a umidade nos espaços entre os dedos pode resultar em lesões na pele dos animais. Apesar de existirem calçados para pets, eles não são recomendados para uso diário, pois podem reter umidade e piorar o problema, principalmente se forem feitos de materiais como couro sintético ou tecido.

O uso de sapatos deve ser reservado para proteger feridas nas patas. Fora essas situações, é melhor deixar que os pets tenham contato direto com o solo. Após os passeios em locais molhados, é importante secar bem as patas, especialmente entre os dedos, usando uma toalha limpa e seca. Em animais com pelo mais longo, o uso do secador ajuda a eliminar a umidade que pode favorecer a proliferação de microrganismos.

Além das lesões de pele, Lucas Edel destaca que a leptospirose é um risco sério. Locais com água parada podem conter a bactéria leptospira, que é transmitida pela urina de ratos. Por isso, evite deixar os pets em contato prolongado com poças d’água ou áreas alagadas após as chuvas.

Seguindo esses cuidados simples, você protege a saúde do seu cão ou gato e garante que eles fiquem seguros e confortáveis mesmo durante a temporada de chuvas.




Veja Também