24.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/08/2025

Cuidados para usar suplementos alimentares com segurança

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20 °
36 %
3.6kmh
0 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
23 °

Em Brasília

Com o aumento do uso de suplementos alimentares, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), criou um guia virtual para orientar a população sobre o uso seguro desses produtos. O material, disponível no site da secretaria, explica o que são os suplementos, como verificar no rótulo se foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e esclarece dúvidas comuns sobre o tema.

Márcia Olivé, diretora da Vigilância Sanitária, destaca que a iniciativa surgiu devido ao crescimento da procura por suplementos. “Muitas vezes, o uso desses produtos ocorre sem acompanhamento de profissionais qualificados. Por isso, sentimos a necessidade de orientar as pessoas para que utilizem de forma segura”, diz.

Os suplementos são produtos consumidos oralmente, disponíveis em cápsulas, pós ou líquidos, direcionados a pessoas saudáveis. Eles podem conter probióticos, substâncias que atuam no corpo, nutrientes e enzimas. É obrigatório que os rótulos tragam a expressão “suplemento alimentar”, a forma de uso, indicações sobre conservação, idade recomendada, frequência de consumo e limite diário.

Dillian Silva, gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, alerta que é fundamental buscar informações antes de usar suplementos. Ela recomenda não seguir indicações de familiares, amigos ou influenciadores digitais, pois cada organismo reage de forma diferente e o uso inadequado pode causar danos à saúde.

Na hora de comprar pela internet, a atenção deve ser redobrada. Márcia Olivé lembra que alguns produtos vendidos online podem não ser regulados pela Anvisa, podendo conter medicamentos ou substâncias proibidas, ou ainda serem fabricados em locais sem os cuidados necessários.

A Divisa também realiza, anualmente, um programa para monitorar a qualidade dos alimentos e suplementos vendidos no Distrito Federal, em parceria com o Laboratório Central (Lacen). Em abril deste ano, por exemplo, foram analisadas amostras de 17 marcas de creatina, em colaboração com a Anvisa, para garantir a qualidade e a veracidade das informações nos rótulos, dada a alta demanda pelo produto.

Iregularidades podem ser comunicadas pelos canais da Ouvidoria do DF, pelo site participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

Informações da Agência Brasília

Veja Também