Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, foi internada e passou por uma intervenção cirúrgica neste sábado (21/12) devido a fortes dores no abdômen. Desde junho, ela cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção.
Segundo o jornal argentino La Nación, Cristina Kirchner estava em seu apartamento no bairro Constitución, em Buenos Aires, quando sentiu-se mal. Ela foi levada ao Sanatório Otamendi, um hospital em Recoleta, onde realizou exames que indicaram apendicite com peritonite localizada.
Ela foi operada por meio de cirurgia laparoscópica e conforme o boletim médico, está se recuperando sem complicações após a cirurgia.
Condenação
A ex-presidente da Argentina recebeu a sentença por fraudes em licitações de obras públicas na província de Santa Cruz, uma região onde sua família possui forte influência política. Por conta da sua idade, 72 anos, a Justiça optou por que ela cumprisse a pena em casa.
Sentenciada a seis anos de prisão por corrupção, Cristina Kirchner utilizou todos os recursos jurídicos disponíveis até que a Suprema Corte argentina confirmou a decisão. Ela continua afirmando ser alvo de perseguição judicial.
Além disso, a Justiça impôs o uso de tornozeleira eletrônica para assegurar o acompanhamento rigoroso do cumprimento da pena.

