A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoverá nesta quarta-feira (26) uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados pelo setor leiteiro, incluindo a suspeita de venda de leite em pó importado a preços muito baixos, prática conhecida como dumping.
O dumping ocorre quando produtos são vendidos por valores inferiores aos do mercado, com a intenção de eliminar os concorrentes.
A sessão acontecerá no plenário 6, às 14 horas.
A audiência foi solicitada pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), que destaca a importância de ouvir autoridades e representantes da indústria para entender os efeitos econômicos e sociais da queda nos preços pagos aos produtores, o aumento dos custos de produção e o crescimento das importações de leite em pó, especialmente provenientes de países do Mercosul.
Domingos Sávio ressalta que os produtos importados têm entrado no mercado brasileiro a preços menores que os dos produtores nacionais, o que pode configurar dumping e prejudicar a competição justa contra a produção local.
Ele também enfatiza que a redução significativa dos preços recebidos pelos produtores, junto com a elevação dos custos de produção, tem colocado em risco a viabilidade econômica do setor.
O deputado observa ainda que o governo federal negou o pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para iniciar uma investigação sobre a prática de dumping, decisão que tem sido criticada por representantes do setor, que solicitam ações de defesa comercial.
