O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), alertou que os recentes eventos envolvendo o Brasil e os Estados Unidos indicam um agravamento significativo da crise entre os dois países.
Em um vídeo breve divulgado em suas redes sociais, o político criticou o governo federal e destacou a importância de proteger os empregos. Contudo, afirmou que irá comentar sobre a crise política somente após seu retorno do Japão, previsto para terça-feira, dia 21.
Caiado ressaltou que o agravamento da crise impacta diretamente os trabalhadores e as empresas. “As soluções precisam partir de nós mesmos, com determinação e responsabilidade”, destacou.
Ele criticou a falta de reação do governo federal e anunciou que tomou medidas para enfrentar o problema, como a abertura de uma linha de crédito com juros menores do que os praticados no mercado. Além disso, formou um grupo de trabalho com representantes do setor privado para avaliar outras ações que possam proteger a economia de Goiás.
O objetivo principal, conforme Caiado, é evitar demissões e o fechamento de empresas que possam ser prejudicadas pelas ações dos EUA, além de buscar alternativas para lidar com a crise econômica que se aproxima.
Sobre a questão política, afirmou que segue o conselho do jornalista Carlos Lacerda, que dizia para não comentar asuntos políticos enquanto estivesse fora do país, indicando que seu posicionamento mais detalhado será feito após sua volta ao Brasil. Atualmente, Caiado encontra-se em missão oficial no Japão.