Policiais militares da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, capturaram um foragido suspeito de envolvimento no furto de joias avaliadas em 1 milhão de reais. O crime ocorreu em maio deste ano, em um shopping de Boa Vista, Roraima. O suspeito, membro da gangue conhecida como Piratas dos Shoppings, foi detido na última quinta-feira (11/9) em Samambaia.
O acusado, identificado como Haylan Maik de Sousa, tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Roraima. Em junho, ele já havia sido preso pela Polícia Civil de Sergipe ao tentar roubar pedras preciosas em uma joalheria no Shopping Peixoto, em Itabaiana, mas conseguiu fugir novamente.
A operação policial contou com o suporte do 52º Batalhão de Santo Antônio do Descoberto, Goiás, região onde o grupo criminoso tem origem. Os membros dessa organização percorrem várias regiões do Brasil cometendo furtos em joalherias e lojas de eletrônicos dentro de centros comerciais.
Durante o furto milionário, Haylan e um comparsa invadiram uma loja em Roraima na madrugada. Eles desativaram o alarme e as câmeras de segurança, arrombaram o cofre e roubaram as joias. Pela manhã, deixaram o local disfarçados como clientes do shopping.
O criminoso foi encontrado em uma residência em Samambaia e encaminhado à 26ª Delegacia de Polícia, onde ficará sob custódia aguardando as determinações da Justiça.