24.5 C
Brasília
quarta-feira, 04/02/2026

Crescimento dos serviços no Brasil diminui em janeiro, aponta S&P

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
65 %
4.1kmh
75 %
qua
23 °
qui
22 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °

Em Brasília

O índice PMI, que mede a atividade no setor de serviços do Brasil, mostrou uma redução no ritmo de crescimento, passando de 53,7 pontos em dezembro para 51,3 em janeiro, conforme dados divulgados pela S&P Global. Valores acima de 50 indicam expansão da atividade, logo esse resultado representa um crescimento mais lento nesse período.

Pollyana de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, explicou que devido à menor demanda por serviços, as empresas reduziram o ritmo das atividades, revisaram para baixo as expectativas e diminuíram as contratações. Essa queda no emprego resulta em menos dinheiro disponível para as famílias, e, se continuar, essa desaceleração pode afetar outros setores da economia.

Os empresários do setor estão menos otimistas com o futuro, influenciados por preocupações com políticas públicas, o impacto das eleições presidenciais no país e tensões geopolíticas.

Apesar da desaceleração, Pollyana de Lima destacou um sinal positivo: a inflação nos serviços continuou caindo. Os custos aumentaram no ritmo mais lento dos últimos vinte meses, o que pode abrir caminho para cortes na taxa de juros nos próximos meses.

PMI Composto

O PMI Composto, que engloba serviços e indústria, caiu de 52,1 em dezembro para 49,9 em janeiro.

Pollyana de Lima avaliou que, com o setor de serviços perdendo força e a indústria se contraindo, os dados indicam fragilidade geral no setor privado. Houve queda nos novos pedidos, atividade estagnada e redução no emprego, sinalizando que a situação econômica do país segue delicada.

Estadão Conteúdo.

Veja Também