O Brasil está se destacando como um dos mercados de luxo que mais cresce atualmente. Segundo um relatório recente sobre o crescimento do mercado de luxo, as vendas desses produtos no país aumentaram 26% entre 2022 e 2024, uma média de 12% ao ano para o setor.
Esse crescimento é muito superior à média global de 3% ao ano, que foi impactada pela desaceleração no mercado asiático, especialmente na China.
Setores em destaque
Apesar do crescimento forte, o Brasil ainda tem espaço para ampliar esse mercado, o que fica claro na comparação com o Japão, que apesar de taxas de crescimento semelhantes, tem um gasto total 13% maior.
Os segmentos com maior crescimento percentual foram automóveis, hotelaria, saúde e imóveis, refletindo a busca por produtos premium, casas maiores e mais sofisticadas, e serviços estéticos de alto padrão. Influenciadores digitais ajudam a divulgar e popularizar esse tipo de consumo.
Foco na pronta entrega de carros importados
Empresas brasileiras têm buscado vantagens competitivas oferecendo veículos de luxo importados dos Estados Unidos com pronta entrega, o que melhora a experiência do cliente e aumenta as vendas. Cada carro é cuidadosamente selecionado para garantir qualidade e sofisticação.
Perfis dos consumidores de luxo no Brasil
O estudo também revela cinco principais motivos que levam os consumidores brasileiros a comprar produtos de luxo:
- Dúvida sobre o valor: consumidores que questionam se o preço se justifica.
- Memória afetiva: compras associadas a celebrações ou bons momentos.
- Pertencimento: o luxo usado para se integrar a grupos sociais.
- Autoridade: o luxo como símbolo de influência e prestígio.
- Prestígio: o produto de luxo como demonstração de conquistas pessoais.
Esses diferentes perfis mostram que o consumo de luxo no Brasil é variado, motivado por diferentes razões emocionais, sociais e simbólicas.
