A economia da China cresceu abaixo de 5% entre os meses de julho e setembro deste ano, apresentando o ritmo de crescimento mais lento para 2025, segundo dados oficiais divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) nesta segunda-feira, 20.
O Produto Interno Bruto (PIB) do país atingiu 4,8%. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a segunda maior economia do mundo cresceu 5,2% em comparação ao mesmo período de 2024.
O Banco Mundial prevê que a economia chinesa crescerá a uma taxa anual de 4,8% em 2025, valor que está alinhado com a meta oficial de crescimento da ordem de 5%.
A produção industrial na China teve um aumento de 6,5% em setembro. Comparado ao mês anterior, houve crescimento de 0,6%, enquanto que em relação ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 3%, abaixo dos 3,4% de agosto.
As vendas no varejo aumentaram 3% no último mês, também ficando aquém dos 3,4% de crescimento registrados em agosto.
Por outro lado, os investimentos em ativos fixos apresentaram uma queda de 0,5% no acumulado do ano até setembro, quando comparado ao mesmo período anterior. Nesse intervalo, os investimentos em imóveis recuaram 13,9%, novas construções caíram 18,3% e as vendas de casas novas diminuíram 7,6%.
Estadão Conteúdo