O mercado de venda de livros no Brasil continua crescendo em 2025. Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Nielsen Book, livrarias e lojas online monitoradas pela Nielsen venderam 3,83 milhões de livros entre 8 de setembro e 5 de outubro, arrecadando R$ 197 milhões.
Comparado ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de 9,3% no número de livros vendidos e de 11,87% no faturamento.
De acordo com Dante Cid, presidente do SNEL, o fato do valor crescer mais do que o volume indica que o preço médio dos livros está começando a subir, recuperando-se de quedas anteriores frente à inflação, o que é uma boa notícia para os editores, que enfrentaram perdas de margem nos últimos anos.
O preço médio do livro subiu 2,35%, passando para R$ 51,42 no período analisado, contra R$ 50,24 no mesmo período de 2024.
No total do ano, os pontos de venda comercializaram 44 milhões de livros, 4 milhões a mais que em 2024, com faturamento de R$ 2,3 bilhões, aumento de 9,10%.
Livros de colorir
Mesmo tirando os livros de colorir, que tiveram grande destaque em 2025, o setor mostra crescimento. No ano, sem contabilizar esses títulos, houve alta de 1,45% em volume e 5,29% em faturamento, segundo Luiz Gaspar, diretor regional da NielsenIQ Book Brasil.
A categoria Ficção cresceu 1,16 pontos percentuais, alcançando 28% do faturamento. O livro O Segredo Final, do autor Dan Brown, lançado em setembro, contribuiu com a venda de 30 mil exemplares no período.
O segmento Infantojuvenil também cresceu 0,53 pontos percentuais, impulsionado por promoções e lançamentos, com três livros entre os 20 mais vendidos: O caderno de maldades do Scorpio 2, de Maidy Lacerda; Aliada do Vilão, de Hannah Nicole Maehrer; e As aventuras de Mike 5, de Gabriel Dearo e Manu Digilio. Todos foram lançados entre agosto e setembro.
A Nielsen monitora as vendas com base no ISBN, que identifica os livros, em livrarias, supermercados e lojas online pelo Brasil.
Estadão Conteúdo
