A partir desta semana, clientes bancários podem transferir seus empréstimos usando apenas os aplicativos dos bancos, graças ao open finance. Essa novidade, anunciada logo após o open finance completar cinco anos, permite que a transferência de crédito entre instituições financeiras ocorra em até cinco dias úteis, muito mais rápida que o processo tradicional, que leva de 20 a 25 dias.
Inicialmente, essa função está disponível apenas para empréstimos pessoais sem consignação, chamados de crédito ‘clean’. A previsão é que outras formas de crédito, como o consignado do INSS, possam ser incluídas a partir de novembro de 2026, e futuramente, o crédito imobiliário.
Em entrevista, Ana Carla Abrão, presidente-executiva da Associação Open Finance Brasil, destacou a importância dessa inovação para o setor financeiro. Ela afirmou que o objetivo é tornar o mercado mais aberto, fácil de comparar e acessível, aumentando a competição e diminuindo os juros, especialmente no crédito sem garantia, que tem taxas entre 4% e 20% ao mês.
O open finance, lançado pelo Banco Central em 1º de fevereiro de 2021, facilita o compartilhamento seguro e padronizado de dados financeiros, como crédito, investimentos, seguros e previdência, sempre com a permissão do cliente. Atualmente, o sistema conta com cerca de 100 milhões de autorizações ativas, o que corresponde a 30 milhões de pessoas com pelo menos uma conta conectada.
Para fazer a portabilidade, o cliente precisa acessar o aplicativo do banco para o qual deseja transferir seu crédito, permitir o compartilhamento dos dados pelo open finance, conferir os contratos que podem ser transferidos, comparar prazos, parcelas e custos, assinar digitalmente e aguardar até cinco dias úteis para a transferência, que inclui três dias para a resposta do banco atual e dois dias para finalizar o processo.
Com informações da Agência Brasil
