Entre as famílias que acompanham a Creche Jardim II desde sua abertura, a história de Henrique, de 4 anos, é um exemplo do impacto positivo da creche. Sua mãe, Juliana Silva, lembra como ele evoluiu: “Quando iniciou tinha pouco mais de 1 ano. Agora, já conhece cores, conta, identifica letras e tenta escrever seu nome. Em casa, não teria aprendido tanto.” Desde sua inauguração em 2023, a creche tem recebido depoimentos assim, mostrando a importância da educação infantil para o desenvolvimento das crianças.
Juliana Silva também conquistou independência financeira após matricular o filho. Hoje, trabalha como educadora social na escola que administra a creche. “Antes cuidava dele em casa e era difícil, pois o pai trabalhava. Agora, ele permanece na creche enquanto trabalho na escola próxima, o que me dá tranquilidade.”
Aprendizado que inclui tudo
Franciele Andrade de Oliveira, mãe do Heitor, de 3 anos, que frequenta a creche desde o ano passado, também notou mudanças. “Morar na zona rural dificultava as coisas. Eu tinha que pagar alguém ou levá-lo para a cidade. Com a creche, posso trabalhar e ele aprende muito.”
Assim como Juliana, Franciele é educadora social na mesma escola. “Ter uma creche permite que possamos trabalhar. Meu filho estuda onde eu trabalho. Um sobrinho, da mesma idade que não frequenta creche, não tem o mesmo aprendizado. Creche não é só um local para deixar as crianças, tem pedagogia e estudo.”
Para a diretora do CEF Jardim II, Simone Teixeira, responsável pela creche no Núcleo Rural Jardim, no Paranoá, a unidade é um avanço para as famílias. “A creche era um sonho antigo da comunidade rural, onde muitas mães não conseguiam trabalhar por falta de local para deixar os filhos. Hoje, elas têm emprego, renda e tranquilidade. A creche transformou a vida dessas famílias.”
A creche conta com três salas de aula, dois parques (um de madeira e outro com brinquedos e caixa de areia) e um playground na entrada. Atende 15 crianças de 1 a 4 anos em tempo integral. “As crianças chegam às 7h30 e recebem café da manhã, lanche, almoço, jantar, além de banho, soneca, atividades pedagógicas e brincadeiras. A creche é um ambiente de aprendizado com rotina, importante para o desenvolvimento.”
Infância protegida
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal tem construído cerca de 30 creches, reduzindo a fila de espera de 24 mil para 1,5 mil crianças, que serão atendidas até o próximo ano.
