24.5 C
Brasília
domingo, 22/02/2026

CPMI do INSS troca depoimento de Vorcaro por representante da confederação rural

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
19 °

Em Brasília

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS decidiu cancelar o depoimento de Daniel Vorcaro, que estava marcado para segunda-feira (23), e em seu lugar convocou Ingrid Pikinskeni Morais Santos. O depoimento dela ocorrerá no mesmo dia, às 16 horas, na sala 2 da ala Nilo Coelho do Senado.

Ingrid tem ligação com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma organização que está sob investigação por supostamente receber mais de R$ 100 milhões decorrentes de descontos irregulares em benefícios do INSS.

Requerimentos indicam que Ingrid é esposa e sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos, que é apontado como operador e assessor do presidente da Conafer. Há suspeitas de que ela tenha recebido dinheiro proveniente de fontes ilícitas, com possível envolvimento na ocultação de patrimônio.

Os documentos também revelam que Ingrid participou de transações financeiras de grande valor sem justificativa econômica clara. Tanto ela quanto seu marido são suspeitos de realizar compra e venda de veículos de luxo com o objetivo de lavar dinheiro obtido por meio das fraudes.

Contexto envolvendo o Banco Master

Daniel Vorcaro foi detido em uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, batizada como Compliance Zero, sob suspeita de irregularidades relacionadas ao Banco Master. Sua prisão preventiva foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que, entretanto, manteve algumas medidas cautelares.

O Banco Master tinha um acordo de cooperação técnica com o INSS para viabilizar crédito consignado. A CPMI está investigando possíveis descontos indevidos, falhas na fiscalização e a possível participação de dirigentes ou parceiros nessas irregularidades.

Veja Também