A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realizará, na próxima segunda-feira (9), o depoimento do deputado estadual do Maranhão, Edson Araújo (PSB), e de Paulo Camisotti, que é filho e sócio do empresário Maurício Camisotti.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou em coletiva que ambos foram oficialmente convocados e orientados para comparecer. Caso não compareçam, poderão ser conduzidos coercitivamente ao Senado.
Edson Araújo está sob investigação da Polícia Federal na Operação Sem Desconto. Paulo Camisotti é indicado como um dos envolvidos nos descontos irregulares nas aposentadorias do INSS, conforme apontam as investigações.
Carlos Viana explicou que Maurício Camisotti, atualmente preso sob suspeita de fraudes, não prestará depoimento por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que considerou o comparecimento facultativo.
O senador informou ainda que, apesar de Maurício Camisotti ter sido levado a Brasília com a expectativa de depor, ele foi regressado ao presídio em São Paulo sem prestar depoimento, seguindo a orientação oficial recebida.
A audiência está agendada para as 16 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal, e será interativa, permitindo que o público envie perguntas.
