20.5 C
Brasília
sexta-feira, 06/03/2026




CPMI do INSS convocará Leila Pereira, executiva do C6 Consignado e líder da Dataprev

Brasília
aguaceiros
20.5 ° C
22.8 °
20.5 °
88 %
3.6kmh
40 %
sáb
22 °
dom
27 °
seg
26 °
ter
27 °
qua
20 °

Em Brasília

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS convocará Leila Mejdalani Pereira, presidente do Banco Crefisa e executiva do clube Palmeiras, para prestar depoimento na segunda-feira (9).

Leila Pereira é uma das três pessoas chamadas para depor devido ao papel significativo da Crefisa no pregão que definiu o pagamento de novos benefícios do INSS.

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), destacou a importância de ouvi-la, principalmente após o depoimento do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Gaspar apontou que, em levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor, a Crefisa, C6 Consignado, PicPay, Santander, BMG, Agibank, Daycoval, PAN, Master e Facta são os bancos com maior número de reclamações.

A gravidade dos problemas levou o INSS a suspender temporariamente contratos para novos pagamentos, conforme destacou o relator.

C6 Consignado

O banco C6 Consignado esteve constantemente entre as instituições com mais queixas na plataforma consumidor.gov.br, especialmente por questões relacionadas a crédito consignado e cartão de crédito. O INSS identificou 324 mil contratos com cobranças ligadas a um “clube de benefício”, prática considerada irregular.

Dataprev

A convocação também atende aos pedidos dos senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Carlos Viana (PSD-MG), presidente da CPMI, preocupados com falhas operacionais e vulnerabilidades de segurança cibernética na Dataprev.

O foco será nas medidas de proteção de dados dos beneficiários do INSS, fortalecimento da governança digital previdenciária e resolução de falhas na plataforma Meu INSS.

A audiência será interativa, às 16 horas, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado.




Veja Também