A CPI do Crime Organizado, que funciona no Senado Federal, vai ouvir nesta quarta-feira (11), às 9h, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário de Segurança Pública do estado, Victor Cesar Carvalho dos Santos.
Essa audiência faz parte do plano da comissão para conversar com os responsáveis pela segurança pública nos estados, pois as organizações criminosas atuam em várias regiões do país.
O convite foi feito pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Segundo o pedido, a presença do governador e do secretário do Rio de Janeiro, que é uma área importante por ser a base de uma das maiores facções criminosas do Brasil, ajudará a discutir temas como lavagem de dinheiro, desafios operacionais e a cooperação entre estados e o governo federal para combater esses crimes.
A CPI está investigando como as facções criminosas e milícias funcionam no país. O objetivo é entender como essas organizações operam, os problemas financeiros, legais e práticos enfrentados pelo governo, além das estratégias de inteligência e cooperação entre estados.
Durante o trabalho da CPI, a comissão quer juntar informações para propor novas leis e políticas públicas que possam fortalecer a segurança no Brasil.
O evento será interativo, possibilitando que a população envie perguntas e comentários por telefone ou pelo Portal e-Cidadania, que serão respondidos ao vivo. O portal também oferece certificados de participação para estudantes universitários e aceita opiniões e sugestões de novas leis. As informações são da Agência Senado.
