O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Omar Aziz (PSD-MA), tem encontro marcado com o relator, Ricardo Ayres (Republicanos-TO), na próxima segunda-feira (15/8) para organizar os próximos passos da comissão.
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, nomeou Ayres como relator nesta sexta-feira (15/8). Ele atua como vice-líder do partido na Câmara desde 2023.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou na quarta-feira (13/8) que a comissão será instalada obrigatoriamente na próxima semana.
O escândalo envolvendo o INSS foi inicialmente divulgado em dezembro de 2023 por uma série de reportagens que mostraram um aumento significativo na arrecadação das entidades com descontos sobre as mensalidades dos aposentados, ultrapassando R$ 2 bilhões em um ano, enquanto dezenas de processos por fraudes nas filiações de segurados estavam em andamento.
As investigações jornalísticas impulsionaram a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e auxiliaram a Controladoria-Geral da União (CGU) nas apurações. Dezenas de reportagens foram usadas pela PF para embasar a Operação Sem Desconto, deflagrada em 23 de abril, que resultou na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.