A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando possíveis irregularidades em pagamentos de aposentadorias no INSS aprovou, nesta quinta-feira (4), a convocação do Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
Daniel Vorcaro chegou a ser preso no dia 18 de novembro, acusado de risco de fuga, mas atualmente está em liberdade e monitorado por uma tornozeleira eletrônica. Sua prisão ocorreu no aeroporto de Guarulhos.
Os advogados de Vorcaro afirmam que ele não estava tentando fugir do país no momento da prisão.
Vorcaro está sob investigação da Polícia Federal por suposta emissão de títulos de crédito falsos. O Banco BRB do Distrito Federal teria feito pagamentos que somam R$ 12,2 bilhões ao Banco Master envolvendo essas operações suspeitas.
A convocação do banqueiro pela CPI está relacionada a reclamações de clientes sobre empréstimos consignados feitos pelo Banco Master. Esse tipo de empréstimo permite que as parcelas sejam descontadas diretamente do benefício da aposentadoria do cliente.
A CPI também aprovou a quebra do sigilo telemático, bancário e fiscal de Daniel Vorcaro. Além disso, foi solicitado que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) prepare um relatório detalhado sobre as movimentações financeiras do banqueiro.

