Nossa rede

Aconteceu

Covid-19: MPDFT recomenda que secretaria não inclua categorias na vacinação

Publicado

dia

Medida têm como objetivo garantir o cumprimento dos princípios da universalidade e do acesso igualitário à saúde

(crédito: Arquivo)

Para garantir a vacinação da população de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde (SES) que não inclua novas categorias profissionais no processo de imunização da capital. De acordo com a solicitação, a pasta deve assegurar o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.

As medidas têm como objetivo garantir o cumprimento dos princípios da universalidade e do acesso igualitário à saúde, e impedir a criação injustificada de privilégios para determinadas categorias profissionais. A recomendação foi encaminhada à pasta nesta quarta-feira (23/6).

De acordo com a decisão, a secretaria de saúde deverá assegurar o cumprimento dos princípios de publicidade e transparência por meio da publicação, na página vacinômetro, das decisões do Comitê Gestor e das pautas de distribuição de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde. O MPDFT também cobrou o cumprimento de nota técnica do Ministério da Saúde, que estabelece orientações sobre a continuidade da vacinação dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) e o início da vacinação da população em geral.

Segundo o documento, “após a finalização dos grupos: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e trabalhadores da educação, será dado seguimento a vacinação dos demais trabalhadores dos serviços essenciais, conforme descrito no PNO. Porém, de maneira concomitante, será iniciada a vacinação da população geral, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, até o atendimento total da população brasileira acima de 18 anos”.

Integrantes da força-tarefa destacam que os trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estão incluídos no Plano Nacional de Imunização, o que engloba os catadores de resíduos sólidos que trabalham em cooperativas e desenvolvem trabalho integrado ao Serviço de Limpeza Urbana. “A recomendação é no sentido de que a vacinação de coletivos profissionais ocorra de acordo com o Plano Nacional, seja avaliada pelo Comitê Gestor com base em critérios técnicos e, principalmente, que seja dada ampla publicidade e transparência a tais definições”, afirmam.

O Correio procurou a Secretaria de Saúde para um posicionamento, mas até a publicação da matéria, não houve resposta.

Com informações do MPDFT

 

Aconteceu

Homem baleado durante ‘brincadeira de mau gosto’ em MS segue internado, consciente e estável

Publicado

dia

Por

Crime aconteceu, nesta quarta-feira (13), na praça central de Sidrolândia, a 72 km de Campo Grande.

Caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Sidrolândia. — Foto: Google Maps/Reprodução

O homem de 36 anos baleado durante uma ‘brincadeira de mau gosto’, nessa quarta-feira (13), em Sidrolândia, a 72 km de Campo Grande, segue internado, consciente e estável. A informação é da Santa Casa, hospital onde ele está.

De acordo com a unidade de saúde, ele tem ferimentos no tórax e axilas, e está sob os cuidados da equipe de cirurgia torácica.

Segundo o boletim de ocorrência, no total foram feitos cinco disparos, dos quais dois atingiram a vítima na região do tórax e axilas. Uma testemunha contou à polícia que o crime teria sido motivado por uma brincadeira com outros envolvidos, mas que não teria sido aprovada pelos homens.

O suspeito da tentativa de homicídio é uma pessoa conhecida por “neguinho’. Ele fugiu após os disparos.

Ver mais

Aconteceu

PF prende mais sete envolvidos no assalto a bancos em Araçatuba

Publicado

dia

Por

Operação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão e segue em busca de um oitavo criminoso

Reféns são colocados em cima de carros durante ataque a bancos em Araçatuba, SP. (TV Record/Reprodução)

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira mais sete mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca em apreensão na investigação do assalto às agências bancárias do Banco do Brasil e da Caixa ocorrido em agosto passado em Araçatuba (SP). Um dos mandados de prisão segue em aberto e a operação prossegue para localizar um oitavo envolvido no crime. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo (6 mandados), Campinas (1), Águas de Santa Bárbara (1), Mairiporã (3), Osasco (3), Guarulhos (5), Cotia (2), Itapecerica da Serra (1) e Itapevi (2).

Passados 45 dias do crime, a Polícia Federal prendeu até agora 15 envolvidos e cumpriu 51 mandados de busca e apreensão na tentativa de identificar todos os integrantes da quadrilha. As investigações continuam.

A ação desta quinta-feira, autorizada pela Polícia Federal, envolveu mais de 100 policiais federais e teve apoio da Polícia Militar de São Paulo e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Campinas.

Segundo a polícia, cerca de 20 criminosos participaram do assalto, que deixou três mortos e cinco feridos. Entre os mortos está o empresário Renato Bortolucci, de 38 anos, que morreu enquanto filmava a ação de bandidos, e o personal trainer dele, Márcio Victor Possa da Silva, de 34 anos. O terceiro morto seria um criminoso e não foi identificado. O empresário chegou a compartilhar um áudio com amigos: “Nossa, fui atingido, mano. Nossa senhora, meu Deus! Ai”

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas na cidade, que tem cerca de 200 mil habitantes e fica a 521 quilômetros da capital paulista. Um dos feridos foi Clayton Soares Teixeira, de 26 anos, que teve seus dois pés e parte dos dedos da mão esquerda amputados. Morador do local, ele foi atingido após se aproximar de um dos explosivos deixados por criminosos. Os bandidos usaram dinamite e espalharam pelo menos 20 bombas pela cidade. Durante mais de duas horas, os criminosos fizeram moradores de reféns, amarrados em veículos e usados como escudo.

Ver mais

Aconteceu

Vazamento de gás no Hospital de Base, em Brasília, mobiliza Corpo de Bombeiros

Publicado

dia

Por

Segundo militares, incidente atingiu sistema de refrigeração de água, na manhã desta quarta-feira (13). Não houve vítimas e nem necessidade de remoção de pacientes.

CBMDF é chamado para combater vazamento de gás no Hospital de Base, nesta quarta-feira (13) — Foto: TV Globo/Reprodução

Um vazamento de gás no Hospital de Base mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) na manhã desta quarta-feira (13). De acordo com os militares, o incidente atinge o sistema de refrigeração de água do prédio, entre o 5º e o 6º andar.

Segundo os bombeiros, que foram acionados para a ocorrência, não houve vítimas e nem necessidade de remoção de pacientes. “Os técnicos do próprio hospital resolveram o problema”, disseram os militares.

 

Ver mais

Aconteceu

Canoa vira, 3 caem na água e criança de 9 anos é única sobrevivente

Publicado

dia

Por

Mãe de menino desapareceu no rio e corpo foi localizado por pescadores. Outro tripulante foi encontrado pelos bombeiros, submerso.

Buscas no rio Imaruí — Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação

Dois tripulantes de uma canoa de alumínio desapareceram após caírem dentro de um rio em Imaruí, no Sul de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (11). Um menino de 9 anos, que estava com a mãe na embarcação, sobreviveu. Ele foi o único que conseguiu chegar até a margem, onde pediu ajuda para salvar a mãe e o amigo dela, que já tinham submergido.

Os corpos da mulher, de 28 anos, e do homem, de 31, foram localizados entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (12), por pescadores e mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo os bombeiros, o menino contou que a canoa havia virado durante uma manobra e que os três tripulantes caíram na água. Os dois adultos não conseguiram nadar até as margens e desapareceram. Já a criança conseguiu se segurar na canoa e, depois de algum tempo, alcançou o solo.

Bombeiros procuram corpos desaparecidos no rio Imaruí — Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação

Bombeiros procuram corpos desaparecidos no rio Imaruí — Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação

O menino pediu ajuda e o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado. Dois mergulhadores e um comandante iniciaram as buscas aquáticas no mesmo dia, até o anoitecer. Às 20h de segunda, os trabalhos foram encerrados.

O rio, segundo os bombeiros, possui em torno de 50 metros de largura e 6 metros de profundidade. A correnteza é fraca.

Na madrugada desta terça, por volta das 4h, pescadores encontraram o corpo da mulher. Não foi informado, no entanto, se estava submerso.

As buscas foram retomadas por volta das 6h e a equipe de mergulhadores encontrou o corpo do homem por volta das 9h15, submerso. Ele estava a aproximadamente 50 metros do local onde a embarcação virou.

 

Ver mais

Aconteceu

Homem joga óleo quente no corpo da companheira durante discussão em Planaltina, no DF

Publicado

dia

Por

Vítima foi levada a hospital com queimaduras de primeiro grau no pescoço e nos braços. Suspeito fugiu após crime.

Fachada da 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) — Foto: Raquel Morais/G1

Uma mulher sofreu queimaduras de primeiro grau no pescoço e nos braços depois que o companheiro jogou óleo quente sobre o corpo dela, durante uma discussão na manhã desta terça-feira (12), na Estância 1 de Planaltina, no Distrito Federal.

O suspeito fugiu depois do crime. Já a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Planaltina. O estado de saúde dela não foi divulgado.

A mulher foi socorrida pela Polícia Militar. Quando ao equipe chegou ao local, ela estava no meio da rua, “nervosa e chorando”, e contou o ocorrido.

O caso está sendo investigado pela 16 Delegacia de Polícia, em Planaltina, como lesão corporal em contexto de violência doméstica.

Ver mais

Aconteceu

Motociclista atropela pedestre e morre após colidir com carro em Ceilândia

Publicado

dia

Por

Acidente ocorreu na tarde de segunda-feira, quando um motociclista atropelou e matou um pedestre, na QNN 22 de Ceilândia Sul. Depois, bateu de frente com um veículo e veio a óbito

Corpo de Bombeiros atende a pedestre atropelado e colisão entre carros, em Ceilândia – (crédito: CBMDF/Divulgação)

Um motociclista, identificado como Jorge Pereira, 28 anos, atropelou e matou um pedestre na tarde de segunda-feira (11/10), na QNN 22 de Ceilândia Sul. Ao chegar no local, a equipe de socorro do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) constatou também que, na sequência, a moto colidiu de frente com outro veículo, um Ford Export, que trafegava no sentido contrário da via. Após avaliação por parte da equipe, também foi constatado o óbito do motociclista no local.

O pedestre atropelado, do sexo masculino, tinha aproximadamente 35 anos, e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em estado grave e instável. O outro carro era conduzido por Marcelo, 38, que após avaliação da equipe de socorro, foi constatado que ele saiu ileso do acidente.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu a ocorrência às 17h02, com emprego de quatro viaturas, uma aeronave e 21 militares.

Segundo informações de populares, o pedestre entrou na pista de maneira repentina. A cena do acidente ficou aos cuidados da Polícia Militar do DF.

Susto

Mais cedo, na manhã desta segunda-feira (11/10), o Corpo de Bombeiros atendeu a passageira de um carro que foi atingido por um pedaço de concreto. O incidente ocorreu na saída do Buraco do Tatu, viaduto que fica embaixo da Rodoviária do Plano Piloto. O bloco atingiu o para-brisa e ficou fixado no vidro do veículo. O condutor não soube informar se jogaram o objeto ou se ele caiu do viaduto.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi até o local e constatou que o objeto não teria caído da infraestrutura do túnel. Buscas foram realizadas para identificar o autor que poderia ter arremessado o objeto, mas ele não foi encontrado.

No veículo, estavam o condutor e a passageira identificada como Senhora Hadassa, 29, que ficou bastante abalada com o ocorrido e precisou ser atendida pela equipe de socorro do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O condutor e a passageira não se feriram.

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade
Publicidade

Viu isso?