Emmanoel Rondon, presidente dos Correios, detalhou nesta segunda-feira (29/12), em Brasília, as medidas do plano de reestruturação da empresa estatal. A coletiva contou com a presença dos diretores da companhia.
O Plano de Reestruturação 2025–2027 visa equilibrar as finanças dos Correios e restaurar a lucratividade até 2027, dividido em três etapas.
Segundo Rondon, a prioridade do plano é preparar a empresa para um novo modelo de negócio, com uma abordagem moderna e sustentável para garantir sua viabilidade a médio e longo prazo.
O plano inclui ações focadas na redução de custos e no aumento de receitas, entre elas um programa de demissão voluntária que poderá atingir até 15 mil funcionários, com 10 mil desligamentos em 2026 e 5 mil em 2027, além do fechamento de cerca de 1 mil agências em todo o Brasil e o fortalecimento de parcerias com a iniciativa privada.
Recentemente, os Correios garantiram um empréstimo de R$ 12 bilhões junto a cinco bancos — Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil —, com aval do Tesouro Nacional e da União. O recurso será utilizado principalmente para quitar dívidas acumuladas, incluindo salários atrasados e precatórios. O contrato tem duração de 15 anos, com vencimento em 2040, e objetiva financiar capital de giro e investimentos estratégicos.
Desde que assumiu o comando da empresa no final de setembro, Emmanoel Rondon vem trabalhando para estabilizar as finanças e implementar as mudanças necessárias para a recuperação dos Correios, que acumulam prejuízos significativos desde 2023, chegando a R$ 6,1 bilhões somente neste ano.
Os empregados da empresa estão em greve desde 16 de dezembro, intensificando o movimento após rejeitarem a proposta de acordo coletivo para 2025/2026 discutida em mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Uma nova tentativa de negociação está marcada para esta segunda-feira (29/12), sendo a última oportunidade para que empresa e trabalhadores encontrem um acordo antes do julgamento do dissídio coletivo, previsto para terça-feira (30/12).

