O Governo do Paraná anunciou nesta sexta-feira (11/7) que realizará o transporte do corpo de Bianca Zanella, uma criança de 11 anos que faleceu após uma queda de um mirante no Cânion Fortaleza, localizado em Cambará do Sul, utilizando uma aeronave da Casa Militar. A identificação do corpo foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. A família de Bianca estava em turismo pelo Rio Grande do Sul, vindo de Curitiba.
O incidente ocorreu quando a menina despencou de aproximadamente 70 metros no Cânion Fortaleza, situado na serra gaúcha, por volta das 13h30 de quinta-feira (10/7). Uma intensa operação de resgate foi mobilizada e durou cerca de 10 horas, com o corpo sendo encontrado à noite, às 22h55, em um ponto de difícil acesso.
Bianca estava no local acompanhada pelos pais, que são turistas residentes em Curitiba, no Paraná. Segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família estava no mirante do cânion quando a tragédia aconteceu.
Conforme informado pelo governo, o transporte do corpo será efetuado após a liberação pelo Instituto Médico Legal (IML). Outro avião da Secretaria de Segurança Pública fará o transporte dos familiares retornando ao Paraná.
Equipe dos bombeiros do Paraná está auxiliando a família durante todo o processo, conforme comunicado oficial do governo. A menina, que possuía Transtorno do Espectro Autista (TEA), correu em direção à borda, e apesar da tentativa do pai de resgatá-la, a queda não foi evitada. O local do acidente não possui cercas de proteção.
Equipes especializadas do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além da equipe local do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deram suporte na operação de resgate.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), manifestou seu pesar pela morte da criança, oferecendo condolências à família enlutada e reconhecendo o empenho das forças de segurança envolvidas no resgate.