13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Coreia do Sul devolve norte-coreanos resgatados no mar após meses

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Seis cidadãos da Coreia do Norte foram retornados ao seu país de origem após terem sido resgatados por autoridades da Coreia do Sul na Linha de Demarcação Militar (LNL), entre os mares Amarelo e Oriental que cercam a península coreana. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10/7) pelas autoridades de Seul.

Segundo a mídia estatal sul-coreana, os repatriados foram encontrados em barcos de pesca com bandeiras norte-coreanas nos meses de março e maio, nas águas do Mar Amarelo e do Mar Oriental.

Depois de permanecem por vários meses na Coreia do Sul, os norte-coreanos manifestaram desejo de voltar para a sua terra natal.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul informou que os seis indivíduos foram embarcados em uma pequena embarcação de madeira e enviados em direção à Coreia do Norte na quarta-feira (9/10). Um navio norte-coreano foi responsável por rebocar o barco até um porto no país vizinho.

Até o momento, o governo da Coreia do Norte não fez comentários públicos a respeito do retorno dessas pessoas.

Essa ação marca a primeira colaboração direta entre Seul e Pyongyang após a posse do novo presidente sul-coreano, Lee Jae-Myung, em junho.

Ao longo do último ano, a tensão tradicional entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte — que permanecem tecnicamente em guerra desde os anos 1950, mesmo com um acordo de paz vigente — aumentou devido à realização de exercícios militares sul-coreanos em parceria com aliados ocidentais. Em resposta, o governo de Kim Jong-un promoveu testes com mísseis balísticos, destruição de rodovias que conectavam os dois países e anunciou uma ampliação sem limites das suas forças nucleares.

Veja Também