As Forças Armadas da Coreia do Sul informaram que a Coreia do Norte lançou mísseis balísticos na direção do Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão, na noite da terça-feira (21/10), conforme o horário de Brasília, que corresponde a 8h da manhã de quarta-feira (22/10) no horário local.
O acompanhamento feito pelos militares da Coreia do Sul indicou que os mísseis foram lançados a partir da província de Hwanghae, localizada na Coreia do Norte. Segundo o governo do Japão, não há evidências de que esses projéteis tenham caído em águas japonesas.
A área visada pelos disparos fica próxima à Coreia do Sul. As informações foram divulgadas pela Japan Wire.
“Nossos militares aumentaram o monitoramento para se preparar para possíveis lançamentos adicionais e mantêm uma postura firme de vigilância, compartilhando informações relevantes com os Estados Unidos e o Japão”, afirma um trecho do comunicado divulgado pelo conjunto de chefes do Estado-Maior da Coreia do Sul.
Esses disparos acontecem poucos dias antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Coreia do Sul, que faz parte da agenda para o encontro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).