24.8 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

COP30: soluções práticas para as mudanças climáticas

Brasília
céu limpo
24.8 ° C
24.8 °
23.9 °
50 %
2.6kmh
0 %
qua
33 °
qui
33 °
sex
34 °
sáb
35 °
dom
34 °

Em Brasília

A 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (COP30), que acontecerá em novembro na cidade de Belém (PA), tem como objetivo ser um centro promissor de iniciativas para combater as mudanças climáticas. Bruna Cerqueira, coordenadora-geral da Agenda de Ação da COP30, destacou em seminário na Câmara dos Deputados que já foram identificadas mais de 300 iniciativas globais em andamento. O governo está, ainda, coletando sugestões locais via portal Brasil Participativo para um site que será lançado ainda este mês.

De acordo com a coordenadora, grande parte dessas ações vêm de países desenvolvidos, mas é fundamental fortalecer o envolvimento dos países em desenvolvimento, especialmente o Brasil, tornando esta conferência uma oportunidade valiosa. A Agenda de Ação da COP30 visa promover iniciativas climáticas voluntárias e efetivas que incentivem o desenvolvimento sustentável, aproximando os temas globais à vida cotidiana das pessoas.

Foram estabelecidos seis focos principais para a conferência:

  • Transição energética nas indústrias e transportes;
  • Gestão sustentável das florestas, oceanos e da biodiversidade;
  • Transformação na agricultura e sistemas alimentares;
  • Adaptação urbana, infraestrutura e uso da água;
  • Promoção do desenvolvimento humano e social;
  • Financiamento, inovação e capacitação em temas climáticos.

André Guimarães ressaltou a importância da Amazônia como um recurso estratégico não apenas para a economia nacional e o agronegócio, mas também para o equilíbrio climático e a segurança alimentar mundial. Ele enfatizou que a degradação da região acarretaria consequências graves como incêndios extremos, impactos nas populações locais e prejuízos à produção de alimentos e empregos.

Na esfera parlamentar, a Subcomissão Especial da COP30, representada pelas deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ), Duda Salabert (PDT-MG) e pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), destacou que o evento auxiliará os parlamentares na implementação de compromissos internacionais em leis, orçamentos e fiscalizações.

Participaram do debate destacados deputados como Fernando Mineiro (PT-RN), Nilto Tatto (PT-SP) e Paulo Lemos (Psol-AP), além de representantes de institutos e movimentos ligados à causa ambiental, reforçando o compromisso coletivo para as ações climáticas futuras.

Veja Também