O Ministério da Saúde, através da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), iniciou uma Consulta Pública nº 102/2025 para analisar a inclusão do ácido meso-2,3-dimercaptossuccínico (DMSA), também chamado de succimer, como tratamento para casos de intoxicação por mercúrio no SUS.
A consulta foi aberta em 30 de dezembro de 2025 e vai até 19 de janeiro de 2026. Ela é destinada a toda a população, profissionais de saúde, organizações civis, pessoas que sofrem com intoxicação por mercúrio e seus familiares, além de pesquisadores e representantes da indústria.
O DMSA é usado para tratar intoxicações agudas por mercúrio, um problema importante de saúde pública, pois o mercúrio pode causar sérios danos ao corpo se não for tratado rapidamente. A proposta da Conitec é baseada em estudos técnicos e uma recomendação inicial, detalhadas nos Relatórios Técnico e para a Sociedade, disponíveis para consulta pública.
Para participar, os interessados devem ler os relatórios que apresentam informações científicas, clínicas e econômicas. As opiniões podem ser enviadas pelo portal gov.br, após login, que mantém a sessão ativa por 30 minutos. Os participantes podem dar suas opiniões sobre a inclusão do tratamento, fazer comentários gerais e discutir aspectos clínicos e econômicos.
Se houver problemas para acessar o portal, como mensagens de manutenção, é recomendado atualizar a página pressionando F5 ou refrescar a tela do celular. Caso os problemas continuem, os interessados devem enviar uma captura de tela para participacaosocial@presidencia.gov.br, com cópia para conitec@saude.gov.br.
