23.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Consulta médica por vídeo começa na UPA de São Sebastião

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.1 °
74 %
2.1kmh
75 %
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
20 °

Em Brasília

Istêfany Araújo, de 20 anos, procurou a UPA de São Sebastião na segunda-feira (3) por causa de uma dor de cabeça forte. Ela foi atendida de um jeito diferente: sem filas, com o médico aparecendo na tela do consultório.

“Foi ótimo, rápido e prático. O doutor falou comigo pela tela, fez perguntas, e a equipe daqui me ajudou em tudo”, contou Istêfany, surpresa com a rapidez do atendimento.

O acesso rápido a um médico e a diminuição do tempo de espera estão cada vez mais perto nas unidades de pronto atendimento (UPAs) do Distrito Federal. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) expandiu o serviço de Teleconsulta para a UPA de São Sebastião, que abriu na última sexta-feira (31). Agora, o serviço está disponível em seis unidades da rede.

De maio a outubro de 2025, o projeto liderado pelo Núcleo de Inovação e Saúde Digital (Nusad) já fez 8.872 atendimentos, mostrando o avanço de uma das ideias mais modernas da saúde pública no DF.

Tecnologia para melhorar o atendimento

O serviço conecta médicos a pacientes das UPAs que têm casos menos graves, indicados pela pulseira verde. A consulta é feita por uma plataforma digital, enquanto a equipe que está no local acompanha todo o processo, garantindo eficiência e bons resultados.

“Cada expansão do serviço é feita com muito cuidado, analisando indicadores clínicos, a estrutura física e a reação da população. Nosso objetivo é firmar a teleconsulta como uma estratégia de acesso e continuidade do cuidado no SUS”, explica Rodolfo Lira, diretor de Atenção à Saúde do Instituto.

Resultados positivos

Desde o começo, a UPA do Gama lidera com 2.799 consultas, seguida por Vicente Pires (2.444), Ceilândia II (2.360), Ceilândia (685) e Samambaia (567). O índice médio de casos que precisam atendimento presencial é de 10,1%, um número esperado, mostrando boa eficácia. Em Samambaia, o percentual é de 12%, indicando que a maioria dos casos é resolvida na própria teleconsulta.

O tempo médio de espera, entre 30 e 40 minutos, é um avanço importante diante da alta procura nas unidades. “Estamos modernizando o acesso, unindo inovação e tecnologia. A teleconsulta ajuda a reduzir filas e oferece cuidado rápido, com mais agilidade e eficiência no serviço público de saúde”, afirma o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

*Com informações do IgesDF




Veja Também