A Receita Federal liberou desde as 10h desta sexta-feira (22) a consulta ao quarto lote das restituições do Imposto de Renda de 2025. Aproximadamente 1,9 milhão de pessoas que enviaram a declaração do IR neste ano já podem verificar o valor que receberão. Este lote inclui também restituições pendentes de anos anteriores.
Serão pagos, no total, R$ 2,92 bilhões a 1.884.035 contribuintes. A maior parte desse valor será destinada aos contribuintes que não têm prioridade e que enviaram suas declarações perto do prazo final.
Distribuição das restituições:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix;
- 72.434 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 22.841 contribuintes cuja principal renda é do magistério;
- 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Apesar da lei não dar prioridade, os contribuintes que usaram juntos a declaração pré-preenchida e o Pix passaram a receber prioridade neste ano. Ainda assim, a maior parte deste grupo já foi contemplada nos lotes anteriores.
Para consultar, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível usar o aplicativo oficial da Receita Federal.
O pagamento será efetuado em 29 de agosto diretamente na conta ou via Pix informada na declaração.
Se o nome não aparecer na lista, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar se há pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar receber nos próximos lotes.
Quando a restituição não é depositada por motivo de conta desativada, os valores ficam disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar a transferência para outra conta em seu nome pelo Portal BB ou pelo telefone da central de atendimento.
Após esse prazo de um ano, para receber o valor, deve-se solicitar no Portal e-CAC na área “Meu Imposto de Renda” o pedido de restituição não resgatada na rede bancária.
Fonte: Agência Brasil