Um grupo formado pela empresa de tecnologia Nvidia, a gestora financeira BlackRock e a Microsoft está comprando a Aligned Data Centers, uma companhia especializada em centros de dados, por cerca de 40 bilhões de dólares (217 bilhões de reais).
Essa compra mostra o grande interesse das empresas de tecnologia em investir em infraestruturas que suportam o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), como chips, servidores e centros de dados, que fornecem tanto armazenamento quanto poder de processamento necessário para essa tecnologia.
A Aligned Data Centers, criada em 2013 e pertencente ao grupo australiano Macquarie, possui mais de 50 centros de dados nos Estados Unidos, México, Brasil, Chile e Colômbia.
O grupo comprador é composto pela BlackRock, pelo fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos MGX, e pela Artificial Intelligence Infrastructure Partnership (AIP) — uma sociedade que BlackRock criou em 2024, unindo MGX, Nvidia e Microsoft.
As grandes empresas tecnológicas dos EUA estão se movimentando para acompanhar a expansão da infraestrutura para inteligência artificial, como a OpenAI, que desenvolveu o ChatGPT e firmou vários acordos para suprir a demanda crescente por capacidade de processamento.
Além disso, a Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciou recentemente a construção de um novo centro de dados para inteligência artificial em El Paso, Texas. Essa será a 29ª instalação desse tipo da empresa e a terceira no estado do Texas.
A Meta também planeja investir até 72 bilhões de dólares (392 bilhões de reais) em 2025, principalmente para aumentar sua infraestrutura de inteligência artificial.
© Agence France-Presse
