19.2 C
Brasília
sexta-feira, 14/11/2025




Consórcio Aquavias vence leilão de balsas em SP

Brasília
céu limpo
19.2 ° C
20 °
19.2 °
78 %
4.2kmh
5 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
34 °
ter
27 °

Em Brasília

A empresa maranhense Internacional Marítima Limitada, através do consórcio Aquavias SP, conquistou hoje (13) a concessão para operar 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo.

A vitória ocorreu em um leilão público onde competiram quatro empresas, sendo a proposta vencedora a que ofertou o maior desconto de 12,60% na contraprestação pública.

Foram incluídas na licitação três linhas na Região Metropolitana de São Paulo, três no Vale do Paraíba e oito no litoral paulista, incluindo a balsa Santos-Guarujá.

Estes serviços atendem cerca de 40 mil passageiros diariamente, totalizando 11 milhões de pessoas e 10 milhões de veículos anualmente. Os investimentos previstos chegam a R$ 2,5 bilhões para modernizar os terminais e substituir as embarcações por modelos elétricos.

Prazo do contrato

O modelo de Parceria Público-Privada tem duração de 20 anos. Entre as rotas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

A assinatura final do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026. O consórcio já opera duas linhas marítimas no Maranhão e integra o grupo Cantanhede, um conglomerado regional ligado à construção civil.

Em seu discurso após o leilão, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre o desafio do projeto devido à falta de experiência em concessões de transporte marítimo de passageiros no estado.

O governador também destacou a licitação do novo Centro Administrativo do governo estadual, estimada em R$ 5 bilhões, prevista para ocorrer em 15 dias. Esse projeto visa reorganizar o centro de São Paulo, reunindo secretarias e a sede do governo na região.




Veja Também