19.5 C
Brasília
terça-feira, 24/02/2026

Conselho do DF aprova regras para gestão de riscos e define planos para 2026

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
20.6 °
19.5 °
88 %
4.1kmh
40 %
qua
29 °
qui
25 °
sex
20 °
sáb
20 °
dom
18 °

Em Brasília

Na 26ª reunião do Conselho de Governança Pública do Distrito Federal (Cgov), realizada na última segunda-feira (23), foi aprovada uma nova resolução com orientações para a gestão de riscos pelos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A nova regra recomenda que os órgãos e entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do DF adotem processos claros para criar, manter, monitorar e melhorar o sistema de gestão de riscos, que deve estar integrado à gestão geral da instituição.

Os temas relacionados à gestão de riscos deverão ser discutidos regularmente nos comitês internos de governança (CIGs), com as principais decisões registradas em ata. Os órgãos também precisam priorizar a aplicação da gestão de riscos no planejamento estratégico, na criação e execução de políticas públicas, além dos processos de contratação e administração de contratos, identificando, analisando, tratando e monitorando os riscos importantes.

O texto da resolução ainda incentiva a formação contínua dos servidores públicos em gestão de riscos e assuntos relacionados, por meio de cursos, oficinas e palestras oferecidos pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) ou outros órgãos competentes.

Durante a mesma reunião, foi definida a agenda estratégica para 2026, que inclui temas como gestão de riscos e integridade, alinhamento com o controle externo, capacitação de líderes e indicadores de desempenho, como o Modelo Distrital de Maturidade em Governança Pública (MDM-Governança Pública) e o Índice de Maturidade dos Comitês Internos de Governança (IMCig).

Participaram do encontro representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), além das secretarias de Economia, Saúde, Educação, Segurança Pública e da Casa Civil.

*Informações da Agência Brasília e CGDF

Veja Também