O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reuniu-se ontem para discutir vários processos envolvendo parlamentares.
Na reunião, foram arquivadas cinco representações, e decidiu-se por não aplicar novas punições ao deputado Gilvan da Federal (PL-ES).
Lindbergh Farias
O deputado está sendo investigado em dois processos diferentes:
- Na REP 9/25, o Novo alega que Lindbergh Farias (PT-RJ) divulgou em redes sociais informações falsas contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
- Na REP 12/25, o PL acusa Lindbergh de ter insultado o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) em março deste ano e pede sua cassação.
André Janones
O parlamentar responde a três acusações:
- Na REP 3/25, a Mesa Diretora acusa André Janones (Avante-MG) de ofensas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e provocações durante uma sessão em 9 de julho de 2025, caracterizando abuso de prerrogativas e falta de respeito ao Parlamento.
- Na REP 8/25, o PL afirma que Janones requisitou que funcionários devolvessem parte de seus salários para beneficiar sua campanha.
- Na REP 14/25, o PL denuncia Janones por publicar ofensas graves contra o deputado Gustavo Gayer.
Guilherme Boulos
O parlamentar do Psol-SP é acusado pelo PL (REP 13/25) de ter insultado membros da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril deste ano.
José Medeiros
José Medeiros (PL-MT) enfrenta uma acusação do Psol (REP 18/25) por comentários ofensivos e discriminatórios dirigidos ao deputado Ivan Valente (Psol-SP).
