As escolhas são fáceis de achar e tem um preço e sabor ótimos
Você está se vestindo e, de repente, percebe aquele inchaço indesejado. Sim, a retenção de líquidos é um problema tão chato quanto comum, mas é possível combatê-lo de modo muito simples: incrementando o cardápio. “Ele pode ter muitas causas, por isso, além de apostar no consumo de alimentos diuréticos para reduzir o problema. Vale ressaltar que o consumo exagerado de sal, mantimentos embutidos ou enlatados também aumenta a retenção de líquidos”, diz FÚLVIA GOMES HAZARABEDIAN, nutricionista da rede de academias Bio Ritmo.
A profissional sugere alguns alimentos poderosos nessa luta. Olha só!
ABÓBORA
Ela é fácil de ser achada, tem um preço ótimo e é uma delícia. Tantas vantagens só ficam melhores quando você descobre que a abóbora “aumenta a produção de urina”, segundo Fúlvia. E ela pode ser consumida cozida e como purê sem sal.
BERINJELA
Ela é bem-vinda em diversos preparos fitness, por seu sabor gostoso e baixo valor calórico, mas além dos preparos sólidos, a nutricionista revela que “o suco de berinjela é diurético e pode ser consumido à vontade”.
PEPINO
Mais um queridinho de quem quer moldar a silhueta, o pepino faz parte da mesa do brasileiro, e “é um diurético natural que pode ser consumido cru, sozinho ou em uma saladinha”, diz a profisisional.
LARANJA
Seu suco pode ser muito benéfico, se tomado com as especificações da expert: “deve ser preparado na hora de ingeri-lo, puro e sem açúcar ou adoçante. É um poderoso diurético e anti-inflamatório. Você pode tomar um copo, em jejum, podendo repeti-lo mais vezes fora das refeições”.
MAÇÃ
Ela é uma das opções mais cotada para lanchinhos, mas quando o assunto é combater o inchaço, o ideal é “tomar 250 ml de suco natural, duas vezes ao dia. A maçã atua sobre os rins, eliminando os líquidos nos edemas”, explica Fúlvia.
MELANCIA
De acordo com a nutricionista, “é o principal diurético natural de todas as frutas e possui alta taxa de vitaminas e minerais e atua como remédio contra enfermidades em geral. Vale observar que deve ser ingerida individualmente e nunca com as refeições”.
Outra recomendação positiva, segundo ela, “é PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA REGULAR E BEBER DE 1,5 A 2 LITROS DE LÍQUIDOS POR DIA”.