O contraventor Bernardo Bello, de 44 anos, retratado na série da Netflix “Os Donos do Jogo” pelo ator André Lamoglia, que interpretou Jefferson Moraes, o Profeta, é, de fato, um dos líderes mais influentes do jogo do bicho no Rio de Janeiro.
Bernardo Bello e seu parceiro, o ex-policial militar Wagner Dantas Alegre, vão enfrentar julgamento no Tribunal do Júri pelo assassinato do bicheiro Alcebíades Paes Garcia, conhecido como “Bid”. Nesta quarta-feira (12/11), a Justiça do Rio negou, por unanimidade, os pedidos das defesas e confirmou a realização do julgamento.
Bernardo Bello entrou no mundo do jogo do bicho após casar-se com Tamara Harrouche Garcia, filha do falecido bicheiro Waldermir Paes Garcia, o Maninho. Ele é investigado por homicídio, organização criminosa, lavagem de dinheiro e diversos crimes relacionados à exploração de jogos ilegais.
Entenda o caso
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) aponta que o assassinato de Bid foi motivado por disputas violentas por territórios estratégicos na zona sul do Rio, usados para o jogo do bicho e a operação ilegal de máquinas caça-níqueis.
De acordo com a denúncia, Bernardo Bello planejou e coordenou o assassinato de Bid. O ex-policial Wagner Alegre, que atuava como segurança pessoal de Bello, efetuou os disparos fatais. Ambos estão atualmente foragidos da Justiça.
Alcebíades Paes Garcia, o Bid, foi morto em fevereiro de 2020, na Barra da Tijuca, durante o Carnaval, ao voltar do desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. O crime contou com a colaboração de seguranças de Bid, que forneceram informações essenciais para a execução, também denunciados pela promotoria.
Bid era irmão de Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, uma figura de grande influência no jogo do bicho carioca até sua morte em 1999. Bernardo Bello foi casado com Tamara Garcia, filha de Maninho. Após o falecimento de Maninho, disputas violentas e sangrentas pela herança e o controle do jogo do bicho se intensificaram dentro da família.
