O novo pároco que assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nova Maringá (MT), é Pedro Hagassis, de 76 anos. Ele substitui Luciano Braga Simplício, de 39 anos, que foi afastado na última quinta-feira (16/10) após ser flagrado com a noiva de um fiel.
A paróquia desativou sua página no Instagram, mas comunicou que as missas continuam sendo realizadas normalmente, agora presididas pelo padre Pedro Hagassis, que foi ordenado presbítero em janeiro de 2011. A diocese iniciou uma investigação sobre a conduta do padre Luciano Braga Simplício.
A paróquia informou, em comunicado, que todas as medidas canônicas cabíveis estão sendo tomadas para o bem da igreja e da comunidade, pedindo a compreensão e as orações dos fiéis.
Detalhes do caso
O incidente ocorreu no sábado (11/10), mas as imagens começaram a circular amplamente na terça-feira (14/10). O padre Luciano Braga Simplício possuía um perfil no Instagram com mais de 1.700 seguidores, chamado “Alô, Meu Deus”, um blog dedicado a orações diárias matinais. O noivo da jovem estava ausente, viajando, quando amigos o alertaram sobre o encontro noturno entre a mulher e o padre.
A noiva, jovem de 21 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Mato Grosso, que classificou o caso como divulgação indevida de imagens.
Investigação policial
No mesmo dia, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos que teriam vazado o vídeo do padre e da noiva do fiel na casa paroquial. Entre os alvos das buscas estavam o pai do noivo e amigos do fiel que estava viajando.
Flagrante na casa paroquial
Nas imagens, o pai do noivo aparece registrando o momento em que o padre, vestido apenas com um short, está na residência paroquial. A mulher, vestindo baby-doll, tenta se esconder no banheiro. No vídeo, o homem insiste agressivamente: “Abre a porta! Abre a porta ou a gente derruba!”.